Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul

Sexta-feira, 20/10/2017. Boa tarde. Seja Bem-vindo(a)!

Bolsa de Sementes

Consulte aqui a disponibilidade de sementes de nossos associados.

Legislação

Consulte aqui a legislação sementes/agrícola.

Associados

Área Restrita.

Esqueceu a senha?

APASSUL projeta ações para 2017 para fortalecimento do agronegócio das sementes - 06/12/2016

As realizações de 2016 e o planejamento para o ano de 2017 reuniram associados e a diretoria da APASSUL – Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul na sua sede, em Passo Fundo, no dia 06 de dezembro. Na ocasião, foram realizadas a Reunião do Conselho de Administração e Assembleia Geral Ordinária da entidade, e, também palestra sobre “Sementes de Soja no RS – Mercado, Marketing, Posicionamento e Estratégias”, com o pesquisador e consultor, Dr. Paulo Dejalma Zimmer.

A apresentação dos objetivos, as discussões, sugestões e diretrizes para o próximo ano foi comandada pelo presidente, Narciso Barison Neto, e pelo diretor administrativo da Associação, Eduardo Loureiro da Silva. Ambos, destacaram a tradição e o caminho de conquistas da entidade, que completa 48 anos, no próximo dia 19 de dezembro. “A Apassul tem desempenhado um papel muito importante, é uma entidade que possui luz própria e é motivo de orgulho para todos nós, realizando um trabalho contínuo de melhorias e importantes ações em favor dos produtores de sementes”, destacou Barison.

Na pauta da reunião, além do plano de trabalho para o próximo ano, também foram discutidos valores e cálculos de orçamentos de receitas e despesas. A intenção é de que, em 2017, sejam desenvolvidas atividades que incrementem a comercialização de sementes, especialmente as certificadas e com qualidade fisiológica destacada. “O futuro da semente, como insumo vivo e indispensável para implantação de uma lavoura objetivando qualidade e produtividade projeta-se como excelente. Devemos planejar e trabalhar com afinco visando a sustentabilidade do setor e a permanência de nossos associados no agronegócio de sementes. Para isso, uma questão é essencial: devemos incrementar a qualidade das sementes, tanto do ponto de vista da germinação e do vigor dos lotes, como, também, de sua pureza física e de sua sanidade, sem esquecer, a apresentação das embalagens, uniformidade das sementes e o TIS (tratamento industrial de sementes)”, aponta Loureiro. “Este será um ano em que nossa entidade deverá estar atenta: alterações na Lei de Proteção de Cultivares, no Decreto 5.153 que regulamente a lei de sementes, na IN nº 9 que são as normas para produção de sementes e diversas INs relativas aos padrões de identidade e qualidade de sementes de grandes culturas, forrageiras e olerícolas”, destaca o diretor.

Os projetos para o próximo exercício incluem a defesa, representação de classe, desenvolvimento do quadro social e o fortalecimento da entidade; a participação em reuniões da Abrasem e seus comitês; oferecer estatísticas sobre inscrição de campos e produção e comercialização de sementes; incentivo ao mercado para sementes; realização de treinamentos; tratar sobre políticas para sementes; a realização de atividades de combate à pirataria; além de evidenciar as vantagens da utilização de sementes de alta qualidade. A participação na organização do próximo Encontro de Produtores de Sementes e Treinamento de Responsáveis Técnicos, em parceria com o MAPA, também está incluída nas ações a serem executadas pela APASSUL em 2017.

Rua Apassul, 10, Bairro São Geraldo
Passo Fundo - Rio Grande do Sul - CEP 99025-130
Fone: (54) 3314-1799 / Fax: (54) 3314-6123
apassul@apassul.com.br